NOTICIA CURINGA

Programa Politizar participa do lançamento do Dia Laranja aderido pelo Governo de Goiás

por Stéphanie Araújo

 

Em cerimônia de lançamento realizada na última terça-feira (25), o Governo de Goiás, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), oficializou sua participação no Dia Laranja, campanha de combate à violência contra a mulher desenvolvida pela Organização das Nações Unidas - ONU Mulheres.

 

A campanha é permanente e pretende difundir informações e serviços de proteção estaduais sobre violência doméstica e familiar no dia 25 de todos os meses. O evento foi realizado online, por meio de live, e transmitido ao vivo pelo Youtube. A adesão da administração estadual teve como plataforma de lançamento o Protocolo do Sinal Vermelho, lei ordinária Nº 21.001/2021, sancionada pelo governador Ronaldo Caiado. 

 

O intuito do Protocolo é que as mulheres vítimas de violência façam um x vermelho na palma da mão com caneta, batom ou qualquer material acessível, ou digam “sinal vermelho”, como pedido de socorro. Assim, todos os Poderes e a sociedade civil ao visualizar o pedido de socorro deverá coletar o nome da vítima, seu endereço e encaminhar estes dados, por meio de ligação telefônica para os números 190 (Emergência - Polícia Militar), 197 (Denúncia - Polícia Civil) ou 180 (Central de Atendimento à Mulher), e reportar a situação.

 

Com o aumento de casos de violência doméstica durante o período de isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19, muitas vítimas tiveram de se manter isoladas com seus agressores e não conseguem denunciá-lo por estarem sempre por perto. Dessa forma, o Protocolo do Sinal Vermelho, o Dia Laranja e tantas outras campanhas são de extrema importância para divulgação de ações que auxiliem essas mulheres para os canais de ajuda necessários.  

 

Através do Dia Laranja, mensalmente os órgãos e representantes dos municípios terão como proposta dar visibilidade para essas ações voltadas para o enfrentamento da violência contra a mulher. A professora-adjunta da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal (UFG) de Goiás e coordenadora do Programa Politizar, Laís Forti Thomaz, participou da live e em sua fala destacou a participação da UFG na campanha, a qual aderiu em abril. Além disso, também trouxe as ações do Politizar Goiânia no desenvolvimento de um advocacy na temática.  

 

Além da coordenadora do Programa Politizar, também estiveram presentes o presidente da Assembleia, deputado Lissauer Vieira, representando o Legislativo; a Superintendente da Mulher e da Igualdade Racial, Rosi Guimarães; a desembargadora Sandra Regina Teodoro, coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), representando o TJGO; a promotora Rúbia Coutinho, representando o Ministério Público do Estado de Goiás; a deputada estadual Adriana Accorsi, representando a bancada feminina da Alego; a tenente-coronel Michela Rodrigues, comandante do Batalhão Maria da Penha; Paula Tavares, representando o Banco Mundial; a delegada Paula Meotti, titular da 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e coordenadora estadual das Deams; a defensora pública Gabriela Marques Rosa Hamdan, coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem); a professora Ana Rita de Castro, presidente do Conselho Estadual da Mulher (Conem); e Silvana Cruz, superintendente de Desenvolvimento, Assistência Social e Inclusão da Seds.

 

No mês de abril, o Programa Politizar juntamente com a UFG também aderiu ao Dia Laranja com live realizada em sua conta do instagram com a secretária executiva na Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Goiânia, Ludmila Rosa, e com publicações de cunho informativo do disque denúncia e canais de atendimento e proteção à mulher em Goiás.

Categorias: Notícias capa