
Simulação do legislativo realizada pela ESPM tem participação do Politizar
Professora Laís Thomaz compôs a mesa de abertura
Stéphanie Araújo
Na última segunda-feira (22) foi realizada online a abertura do Legisla ESPM, simulação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) organizada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing da capital paulista. O evento, que teve o Politizar UFG como inspiração para sua criação e desenvolvimento, contou com a participação da professora Laís Thomaz na mesa de abertura falando sobre os desafios de um projeto de simulação.
Durante a abertura, além da coordenadora do Politizar, Laís Thomaz, também esteve presente a chefe de gabinete da Deputada Estadual Marina Helou, Marina Bragante, o Deputado Estadual de São Paulo, Heni Ozi Cuzier, a professora responsável pela simulação, Paola Hangel, e dois integrantes do corpo docente da ESPM, o professor Fábio Andrade, e a professora Denilde Oliveira.
No início do semestre, o corpo docente e estudantes integrantes do Laboratório Legislab da ESPM, responsável pela simulação, se reuniu com a professora Laís, a estagiária do Programa Politizar, Stéphanie Araújo, e o colaborador e ex integrante da equipe, Daniel Cândido, para entender como funcionava o projeto em Goiás e a logística por trás da formação e experiência. A partir da reunião realizada, a construção do projeto Legisla ESPM foi desenvolvida, hoje, sendo colocada em prática em sua primeira edição.
O projeto Legisla ESPM é uma simulação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), na qual os simulandos serão representantes partidários e participarão de todos os processos que um deputado estadual participa, desde as eleições para os postos na Alesp até a elaboração e aprovação de projetos de lei. Assim como o Politizar, o projeto engloba todas as etapas como formação de coalizões, campanha eleitoral para mesa diretora e sessões das comissões, porém devido a pandemia de Covid-19 está sendo realizado online.
Categorias: Notícias capa