NOTICIA CURINGA

Encontro entre Politizar e Deputada Adriana Accorsi traz planos para projetos de combate a violência contra as mulheres

Reunião abordou a possibilidade de projetos estaduais pela dignidade menstrual

por Stéphanie Araújo

O Politizar participou de reunião, nesta terça-feira (3/8), com a deputada e delegada Adriana Accorsi (PT), para discutir possíveis projetos e atividades em âmbito estadual que foquem nas mulheres vítimas de violência e encarceradas. O objetivo do encontro é a aproximação com o Legislativo para apoio no Dia Laranja, campanha da ONU Mulheres de combate a violência contra as mulheres que foi aderida por diversas organizações, e em projetos que já vêm sendo encaminhados pelo Politizar no mesmo sentido. 

 

Com o apoio da deputada,  busca-se viabilizar emendas parlamentares para realizar projetos sobre pobreza menstrual para pessoas privadas de liberdade,  independência financeira de mulheres e projeto de Lei que institua o Dia Laranja no legislativo para que a campanha atinja mais pessoas e fomente o comprometimento do órgão com as demandas femininas.

 

Adriana Accorsi se comprometeu com as demandas e falou sobre a necessidade de união das poucas parlamentares mulheres que formam o legislativo goiano em prol dos direitos das mulheres, mesmo que seus partidos e demandas sejam diferentes, por isso a ideia é buscar coalizão com deputadas como Lêda Borges e Flávia Morais. Ela também apontou o interesse de parceria com o NECRIVI - Núcleo de Estudos sobre Criminalidade e Violência - da Universidade Federal de Goiás, para realização de pesquisa sobre violência contra a mulher em Goiás e acrescentou: "Achismo não vale para políticas públicas”. 

   

A coordenadora do Programa Politizar Laís Forti Thomaz salientou como o projeto sobre pobreza menstrual poderia servir de boas práticas para outros estados, e beneficiar pessoas que menstruam, o meio ambiente e os direitos humanos. A ideia é realizar um projeto com mulheres em situação de cárcere para produção de calcinhas absorventes sustentáveis, que podem ser utilizadas pelas mesmas e também levadas para as escolas públicas. 

 

Dentre os próximos passos da agenda está a live de debate sobre os 15 anos da Lei Maria da Penha que será realizada na noite do dia 05 de agosto, no facebook da Deputada Adriana, com a presença da Deputada Federal Erika Kokay (PT), as vereadoras Viviane Specian (PT), Elenízia da Mata (PT), Aava Santiago (PSDB); a professora Laís Thomaz, do Politizar; a psicóloga e presidenta do Conselho Municipal da Mulher Beth Fernandes e Nádia Garcia, da Juventude do Partido dos Trabalhadores. 

 

Politizar Goiânia 2019

A temática da dignidade menstrual já é pauta do Politizar há um bom tempo. Em 2019, a simulação do Politizar Goiânia, que é realizada a nível municipal com a participação de jovens do ensino médio da capital goiana na Câmara Municipal, teve como um dos projetos apresentados por estudantes o da distribuição gratuita de absorventes, que chegou a ser apadrinhado pelo vereador Emilson Pereira, porém não foi concretizado. 

 

Além disso, em 2021, foi iniciada uma articulação com a vereadora Aava Santiago em 2021, que gerou o Projeto de Lei que cria o Programa de Promoção da Dignidade Menstrual e a instituição no calendário municipal do Dia Municipal da Higiene Menstrual como forma de dar início ao debate novamente na casa de leis.

Primeiros passos alcançados

No dia 5/08, dois dias após a primeira reunião com a deputada Adriana Accorsi, o Projeto de Lei para instituição do Dia Laranja no Estado de Goiás foi apresentado pela mesma na Assembleia Legislativa de Goiás. O projeto marca a participação do Politizar em sua configuração e destaca seus objetivos para o enfrentamento da violência contra mulheres e meninas em Goiás, “assegurando o exercício de direitos básicos à vida, à segurança, à educação, ao acesso à justiça, à dignidade, à liberdade e ao trabalho; por meio de ações educativas e informativas de enfrentamento às violências contra a mulher e para incentivar mulheres e meninas a denunciarem seus agressores.”, articula o projeto.

Categorias: Notícias capa