reitoria mercosul

UFG e Secretaria do Mercosul discutem parceria

A Reitoria da UFG participou de reunião, nessa terça-feira (3/7), com o diretor da Secretaria do Mercosul Luiz Gonzaga Coelho Júnior, para tratar de um potencial convênio entre as entidades. O objetivo do acordo é a interlocução e aproximação do Mercosul com as universidades do território continental.

Nesta possível parceria, busca-se fomentar iniciativas que viabilizem estágios profissionalizantes, para que acadêmicos da UFG possam compartilhar suas produções acadêmicas, agregar crescimento e também melhorar a capacidade dos recursos humanos que os receberão.

Luiz Gonzaga afirmou que a localização da UFG permite esta dinâmica de interlocuções. Ele apontou duas vertentes do Mercosul: a “romântica” que se refere aos ideais de integração e eliminação de fronteiras, com discussões sociais, educacionais e tecnológicas; e a “pragmática”, que lida com aspectos econômico-comerciais.

O reitor UFG, Edward Madureira, enfatizou que sua atuação na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) pode servir ainda mais como elo nesta união, principalmente com as universidades do norte e nordeste brasileiros.

O secretário de Relações Internacionais da UFG, Francisco Figueiredo, também frisou a intenção de promover trocas entre docentes, discentes de graduação e de pós-graduação e técnicos-administrativos das universidades que são membros da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM), que a UFG integra há 10 anos.

A coordenadora do Projeto Politizar Lais Forti Thomaz analisa: “Os alunos ficariam felizes de fazer estágios de curta duração em instituições internacionais. Agregaria valores acadêmicos, científicos e sociais”, afirma.

Também participaram a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias, os pró-reitores de Pesquisa e Inovação, Jesiel Carvalho, de Pós-Graduação, Laerte Guimarães e o coordenador do Programa Conecta Pós da PRPG, Robert Bonifácio.

Source: Reitoria Digital UFG

Categories: Notícias capa