REPORTAGEM CURINGA

Politizar abre as portas para parceria entre UFG e Secretaria do Mercosul

Stéphanie Araújo

O Politizar participou, na última terça-feira (3/8), de reunião com a Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) e o diretor da Secretaria do Mercosul, Luiz Gonzaga Coelho Júnior, para tratar de um potencial convênio entre o Politizar e as duas instituições. O objetivo do acordo, além de formalização, é possibilitar pesquisas acadêmicas, estágios, trabalho conjunto entre o Politizar e o Parlasur, o parlamento do Mercosul, e ampliação dos conhecimentos da integração para outras universidades do Centro Oeste e Norte.

Nesta possível parceria, que partiu do contato da professora e coordenadora do Programa Politizar, Laís Thomas, busca-se fomentar iniciativas que viabilizem estágios profissionalizantes, para que acadêmicos da UFG possam compartilhar suas produções acadêmicas, agregar crescimento e também melhorar a capacidade dos recursos humanos que os receberão.

Luiz Gonzaga afirmou que a localização da UFG permite a aproximação do Mercosul com as outras universidades do continente. A ideia seria viabilizar duas vertentes por parte do Mercosul: a “romântica”, que se refere aos ideais de integração e eliminação de fronteiras, com discussões sociais, educacionais e tecnológicas; e a “pragmática”, que lida com aspectos econômico-comerciais.

De acordo com o reitor da UFG, Edward Madureira, sua atuação na Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) poderia auxiliar a chegada até outras instituições como as do norte e nordeste brasileiros.

Para o Programa Politizar, a aproximação permitirá uma parceria para as simulações, juntamente com o Parlasur, auxílio no trabalho com a agenda de gênero e também racial e a difusão do Estatuto da Cidadania do Mercosul. A professora Laís ressaltou: “Os alunos ficariam felizes de fazer estágios de curta duração em instituições internacionais. Agregaria valores acadêmicos, científicos e sociais”.

Também participaram a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias, os pró-reitores de Pesquisa e Inovação, Jesiel Carvalho, de Pós-Graduação, Laerte Guimarães e o coordenador do Programa Conecta Pós da PRPG, Robert Bonifácio, o secretário de relações internacionais da UFG, Francisco Figueiredo e integrantes da secretaria do Mercosul.

Estatuto da Cidadania do Mercosul

Apesar da formalização não ter sido feita e os instrumentos normativos para consolidação da parceria ainda precisarem ser analisados pela Secretaria de ambos os órgãos, o Programa Politizar já está na agenda do Mercosul há alguns meses. Com a divulgação do Estatuto da Cidadania e do Parlasul, as redes sociais e as temáticas do Programa, o trabalho de ambos já estavam vinculadas de maneira indireta, fazendo com que a abertura para o debate entre as instituições se tornasse ainda mais viável.

Presidência do Mercosul no Brasil

Em julho deste ano, o Brasil assumiu a presidência pro tempore do Mercosul durante a 58ª edição da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados. Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que, à frente do bloco, o foco do Brasil será modernizar a agenda econômica do Mercosul, mas não explorou a questão educacional, apesar de a validação de diplomas para os países membros também ser de interesse da comunidade científica.