NOTICIA CURINGA

Adriana Accorsi apresenta projeto de lei desenvolvido com Politizar em prol da dignidade menstrual

O projeto de lei complementa outras ações já iniciadas do Politizar com a própria deputada Adriana Accorsi (PT).

Stéphanie Araújo

 

Na tarde desta quarta-feira (1/9) a delegada e deputada estadual Adriana Accorsi (PT) apresentou na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás projeto de lei para a instituição de política estadual intitulada “Menstruação Sem Tabu”. O projeto foi articulado junto com o grupo de Advocacy para mulheres do Programa Politizar e visa romper o silêncio em torno da menstruação.

 

No desenvolvimento do projeto está prevista a promoção do acesso a absorventes higiênicos em Goiás, estimulando o estabelecimento de oficinas para confecção de absorventes reutilizáveis e calcinhas absorventes nas unidades prisionais. A ideia aperfeiçoa o projeto de lei nº5000/20, proposto pela deputada Lêda Borges no final de 2020, e busca considerar também os aspectos sociais e ambientais da produção e distribuição dos absorventes.

 

As articulações com a delegada Adriana Accorsi e seu gabinete foram se desenrolando no decorrer dos meses de junho, julho e agosto de 2021. A equipe de Advocacy do Politizar hoje é liderada pela professora e coordenadora do Programa, Laís Forti Thomaz, e conta com a participação da professora Rayani Mariano, das estagiárias Maria Fernanda Monteiro, Stéphanie Araújo, as voluntárias Elisa Cascão, Luiza Ferreira, Heloisa Andrade, Juliana Queiroz, Gabriella Pio, Renata Lozano, Lana Gomes, Thais Navarro, Ana Carolina Vasconcelos, Heloisa Ribeiro, e também da superintendente da Mulher e da Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Rosi Guimarães. 



AÇÕES CONTINUADAS

O projeto de lei complementa outras ações já iniciadas do Politizar com a própria deputada Adriana Accorsi (PT) e também com a vereadora pelo município de Goiânia, Aava Santiago (PSDB), para a instituição do Dia Laranja. Os projetos estabelecem todo dia 25 do mês como Dia Laranja, da campanha da ONU "Una-se Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres Até 2030",  que visa o enfrentamento da violência contra mulheres e meninas em Goiás. 

 

POLITIZAR 2019
As simulações do Programa Politizar sempre tiveram, por parte dos seus simulandos, diversos projetos voltados para pautas feministas, inclusive sobre dignidade menstrual. Na 5ª edição, realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, as deputadas simulandas Natália Arantes e Maria Fernanda de Souza (PSB) produziram um projeto que dispunha sobre requisitos necessários para a promoção da saúde e higiene das mulheres encarceradas no Estado de Goiás. Dentre as justificativas construídas, o projeto descrevia ter como objetivo “complementar outros planos de saúde e políticas públicas voltadas para área da saúde de presidiárias no Estado de Goiás, além de estimular o desenvolvimento, que é pouco elaborado''.

Categorias: Notícias capa