NOTICIA CURINGA

Deputado Karlos Cabral apresentou um Projeto de Lei que amplia o programa Goiás Bem no Enem

O Projeto foi proposto por deputados simulandos na Edição do Politizar em 2018

Por: Letícia Carvalho

No dia quatro de novembro, em uma sessão realizada na Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO), o deputado estadual Karlos Cabral (PDT) apresentou Projeto de Lei (PL) que visa atender todos os estudantes de baixa renda de escolas públicas estaduais. Com uma política de curso preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o PL extrapola o programa Goiás Bem no Enem, que consiste apenas na transmissão de videoaulas na TV Brasil Central e conteúdos didáticos digitais.

A proposta foi baseada no Projeto de Lei apresentado pelos deputados estaduais simulandos Aline Alexandrino (PMDB) e Luiz Henrique Ribeiro (PMDB) durante a 3° edição do Projeto Politizar em 2018 na ALEGO. No documento, os jovens propuseram aulas, com carga horária de pelo menos quatro horas semanais, cursos de língua estrangeira - espanhol ou inglês – e a disponibilização de material para estudo, como apostilas e simulados.

Disposições

O curso preparatório deve beneficiar os estudantes do Ensino Médio, do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Programa de Fortalecimento do Ensino Noturno (PROFEN). E, para participar, o estudante deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou possuir renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Caso vire lei, o projeto será desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-GO) e caberá à secretaria promover aulas, aos sábados, para os alunos que não têm disponibilidade de estudar durante a semana.  “Assim como foi aprovado no Politizar e virou lei, espero que aqui também, em nosso plenário real, ele possa ser avaliado positivamente, [...] e que se torne lei para beneficiar os estudantes de baixa renda”, afirmou Cabral.

Projeto Politizar

O Programa de Extensão Politizar é desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com os Legislativos - Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e Câmara Municipal de Goiânia -, com o intuito de promover experiências práticas sobre a política brasileira.

O Politizar fomenta a participação estudantil de jovens secundaristas e universitários, realiza um treinamento voltado à compreensão sobre o funcionamento do processo legislativo  e, enfim, realiza a simulação, etapa principal na qual os participantes desempenham a função de um (a) vereador (a) ou de um (a) deputado (a). No processo de simulação, os jovens propõem projetos, compõem uma Mesa Diretora e votam seus respectivos PLs na tribuna. Além do mais, existe a possibilidade de que essas propostas sejam adotadas pelo