NOTICIA CURINGA

Programa Politizar desenvolve o projeto Politizar Game

A ideia é de um jogo analógico que aborde o tema legislativo

Por: Letícia Carvalho

 

Na última sexta-feira, dia 26 de novembro, o Politizar Gyn realizou uma live no Instagram para divulgar o projeto Politizar Game, que vem sendo desenvolvido desde Março de 2021. Pietra Fontanezi, da área de comunicação do programa, entrevistou Bruno Araújo, graduado em Design Gráfico, mestre e doutorando em Arte e Cultura Visual pela UFG e desenvolvedor do jogo.

O projeto Politizar Game é um jogo idealizado pelo Programa de Extensão Politizar da UFG. A ideia é  que o jogo seja utilizado nas simulações na Câmara Municipal de Goiânia e, posteriormente, na Assembleia Legislativa de Goiás. “O objetivo do game é integrar, na simulação, os jovens”, afirma Pietra.

 

Planejamento

 

De acordo com o desenvolvedor do game, o “objetivo primário é que ele seja divertido”. Nesse sentido, Bruno destaca que todo conteúdo de conhecimento sobre os mecanismos legislativos devem estar atrelados à dinamicidade e à diversão. Em um primeiro momento, o foco é definir as interações dos jogadores, prezando o envolvimento do jogo, e, em seguida,  levantar temáticas interessantes para que a mensagem seja transmitida de forma eficiente.

 

A garantia de engajamento do jogo é medida a partir de testes; e a maior dificuldade do projeto é testar um jogo analógico em um ambiente digital. O desenvolvedor aponta que a participação do usuário é fundamental, haja vista que é possível medir se a mecânica do jogo é divertida e se o conteúdo é pertinente. “Para o ensino, diversão e aprendizagem são sinônimos”, diz Bruno. Aliar essas duas características é um grande desafio também.

Categorias: Notícias capa