NOTICIA CURINGA

ONU lança curso gratuito contra a desinformação digital

O wikiHow é parceiro nessa iniciativa

 

Por: Letícia Carvalho

 

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou, no dia 19 de novembro, a disponibilização do curso online e gratuito “Como combater a desinformação na internet”, desenvolvido em conjunto com o site wikiHow. A ideia integra o projeto Verificado da ONU, em atividade desde 2020, e coordenado no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC RIO).

 O objetivo do projeto é mobilizar pessoas, organizações, redes, sociedade civil, empresas e plataformas de mídia para o combate à desinformação e para o compartilhamento de informações confiáveis e precisas.

 

Curso

 

O curso divulgado está em formato de PDF, é estruturado em 5 aulas, e cada aula traz tópicos explicativos, um exercício prático e leituras recomendadas. Essa divisão auxilia o internauta a desenvolver, em etapas, conhecimento e conduta assertiva necessários ao combate à desinformação.

 

Os objetivos a serem alcançados são a consciência de compartilhamento, a correta checagem de fatos, a resistência a Fake News, a capacidade de detox digital e abordagem na resposta à desinformação. O site do wikiHow que abriga o curso pode ser acessado por meio do link https://pt.wikihow.com/Curso/Como-Combater-a-Desinformação-na-Internet.

Categorias: Notícias capa

URL relacionada: https://pt.wikihow.com/Curso/Como-Combater-a-Desinformação-na-Internet