NOTICIA CURINGA

Coordenadora Geral do Politizar realiza Missão Acadêmica em Montevidéu

Prof.a Laís se encontrou com representantes da Secretaria do Mercosul e da Rede Mercocidades 

 

Por: Letícia Carvalho



Em viagem a Montevidéu, nesta segunda-feira (07), a Prof.a Dr.a Laís Forti Thomaz cumpre agenda na Secretaria do Mercosul (SM). Dentre outros compromissos, Laís se encontrou com Luiz Gonzaga, diretor da Secretaria Administrativa do Mercosul, e com representantes da Rede Mercocidades, em nome da intendente de Montevidéu Carolina Cosse.

 

Como secretária de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás, a primeira agenda foi na Secretaria do Mercosul com o Diretor Luiz Gonzaga e representantes das unidades de especialidades que podem ter sinergia. O encontro foi relativo ao plano de trabalho com o desenvolvimento das atividades relacionadas ao Acordo de Cooperação que a UFG firmou com a Secretaria. 

 

 

Encontro em Montevidéu
Da direita para a esquerda, Luiz Gonzaga, Fabiana Goyeneche,
 Laís Thomaz e Jorge Rodríguez

 

Ademais, Laís se encontrou com representantes da Rede Mercocidades. Na ocasião estavam Fabiana Goyeneche, Diretora da Divisão de Relações Internacionais e Cooperação, e Jorge Rodríguez, responsável pela Secretaria Técnica Permanente da Mercocidades. Para a professora, esta agenda é estratégica para o Politizar, na qual podem ser identificadas boas práticas de atuação e possibilidades de cooperação para avançar em políticas de gênero e em outras que apoiem o desenvolvimento de políticas públicas para os municípios e, também, para o Estado de Goiás a partir de cooperação subnacional.



Mercocidades e Mercosul



A capital uruguaia, além de abrigar a SM em caráter permanente, também é uma das cidades pioneiras da rede de cooperação Mercocidades. Criada em 1995, a rede de cooperação contava com apenas 12 cidades. Agora, com 364 membros, os objetivos principais são a melhora da qualidade de vida nas cidades da Rede, a legitimação da representação institucional das Mercocidades, a incidência nas agendas nacionais, regionais e mundiais e a criação de políticas conjuntas entre as cidades, além de estimular o intercâmbio de experiências.

 

A organização dessa rede intercidades foi possível devido ao Mercosul. O  Mercado Comum do Sul foi fundado em 26 de março de 1991 e se refere a uma organização intergovernamental estabelecida a partir do Tratado de Assunção. Como estabelece o tratado, o Mercosul é uma integração, inicialmente econômica, configurada atualmente em uma união aduaneira, na qual há livre-comércio intrazonal e política comercial comum entre os países-membros.

 

Possibilitado pela cooperação entre países e cidades da América do Sul e fruto de uma parceria entre o Mercosul e o Digital Lab (UFG), o Projeto Mercosul 360º foi criado. O site da instituição disponibiliza  5 distintos  tours virtuais pela sede administrativa em Montevidéu, separando os setores: Principal, Comissão de Comércio, Diretores, Saguão da Bandeiras e Sala de Honor. O tour pode ser acessado diretamente pelo site do Mercosul ou pelo site do Digital Lab UFG.

 

Saiba mais:

 

Site Mercocidades: https://mercociudades.org/pt-br/

Site Digital Lab: https://digitallab.ufg.br/

Site Secretaria Mercosul: https://www.mercosur.int/pt-br/quem-somos/secretaria/

 

Categorias: Notícias capa