NOTICIA CURINGA

Projeto Politizar contrata o primeiro jovem aprendiz indígena na Câmara Municipal de Goiânia

Leandro Mamirawa Trumai é estudante de Relações Internacionais na UFG e o mais novo coordenador acadêmico do projeto

Letícia Carvalho e Wesley Menezes

 

No último dia 25, o estudante de Relações Internacionais, Leandro Mamirawa Trumai,  assumiu a coordenação acadêmica do Projeto Politizar na Casa Legislativa Municipal goianiense.  Trata-se da primeira vez que um estudante indígena ocupa um cargo na direção acadêmica do projeto.

 

Matogrossense, Leandro tem origem miscigenada de duas Etnias Indígenas que vivem dentro do Parque Indígena do Xingu, os povos Suya e os Trumai. O jovem veio para Goiânia na expectativa de uma carreira diplomática de Estado e destaca o quão importante o Politizar se faz nesse caminho. "O projeto bate com o que sempre quis e achava interessante", afirma Leandro.

 

UFG

 

Ingressante em 2021, o jovem internacionalista conta que o ingresso na Universidade foi bem recebido pela família, ainda que com certa preocupação, já que haveria  a necessidade de mudar de estado. A circunstância pandêmica também despertou certo receio, mas o apoio familiar foi total após a UFG tomar as medidas de segurança e iniciar o ensino de forma remota.

 

O estudante ainda aponta a desconfiança inicial quanto a realmente gostar do curso na prática, mas a questão já foi sanada, pois tem o desejo de continuar indo bem em todas as disciplinas até o fim do curso. Assim, Leandro não hesitou quando recebeu, por email, a chance de participar do processo seletivo de estágio no Politizar.

 

POLITIZAR

 

O interesse pelo projeto se deu a partir da busca por conhecer melhor o meio político, além da vinculação com a participação jovem na política. Esses temas sempre despertaram curiosidade e interesse nele, fatos que o incentivaram a conhecer e participar do Projeto Politizar. 

 

Além disso, a possibilidade de auxiliar na simulação de um processo parlamentar dentro da Câmara Municipal de Goiânia o fez se interessar no projeto ainda mais. Agora, Leandro Mamirawa é coordenador acadêmico do Projeto,  além de ser o primeiro jovem aprendiz de etnia indígena a atuar na Câmara Municipal de Goiânia.

Categorias: Notícias capa