
POLITIZAR TRATA DE PROBLEMAS DO COTIDIANO DO CIDADÃO
No segundo dia de treinamento os participantes puderam se aproximar de questões presentes na sociedade

Simulandos no segundo dia de treinamento do Politizar Goiânia
Após um café da manhã oferecido pelo evento, os participantes do Politizar Goiânia se debruçaram ao longo do dia em temas sociais, como meio ambiente, políticas públicas e saúde, Direito da Criança e adolescente e, no campo político, desde uma oficina prática a palestra sobre sistema partidário.
MEIO AMBIENTE

Professor Emiliano Godoi em sua fala
Para dar início, o professor Emiliano Godoi, Coordenador do Programa UFG Sustentável, mestre e doutor em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás, abordou o Meio ambiente e a Virada Ambiental, e ressaltou que, as questões ambientais acontecem em municípios, “ nós moramos nas cidades”, mostrando que questões ambientais estão ao nosso redor no cotidiano.
Alguns artigos da Lei Complementar 140/2011, que tem como objetivo fixar normas para o exercício das competências comuns entre União, estados e municípios, foram citados além de, exemplos práticos para melhor compreensão sobre questões que envolvem as forças políticas municipais, como: poluição visual, poluição sonora, lançamento de esgoto não tratado, parques municipais, etc.

Por fim, Emiliano Godoi trouxe aos alunos temas para discussão, além de como iniciar a gestão ambiental do municipal, exemplos de políticas municipais de meio ambiente, e vantagens da gestão ambiental municipal.
SAÚDE
Na sequência foi a hora de falar de saúde. A professora da Faculdade de Enfermagem da UFG, Bárbara de Souza Rocha, mestre e doutora em enfermagem pela mesma Universidade em que leciona, trouxe questões pertinentes sobre o SUS. Lembrou, por exemplo, que “todos utilizam o Sistema Único de Saúde de alguma maneira'', e expôs a falta de investimentos em unidades de saúde em regiões mais afastadas da cidade em detrimento de outras em regiões nobres.
GAME

Manual do jogo Politizar Game durante apresentação aos estudantes
Em seguida, os alunos puderam conhecer e praticar o jogo Politizar Game, desenvolvido por Bruno Araújo, doutorando pelo programa de pós-graduação UFG, mestre em artes e cultura, e graduado em Design Gráfico pela Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG.
Na ocasião, Bruno Araújo e, Juliana Queiroz, especialista em Gestão Pública, mestranda do programa de pós graduação em Artes e Cultura Visual pela UFG, explicaram o jogo aos alunos e em seguida auxiliaram no momento prático de jogar o game que tem como objetivo, justamente, auxiliar os vereadores simulandos nesse processo de simulação, além de integrar os jovens em uma mescla de diversão e conhecimento buscando transmitir a mensagem do jogo.
CRIANÇA E ADOLESCENTE

Professora Amone Inácia falando sobre o direito das crianças e adolescente
Mais tarde, após o almoço oferecido pelo evento, foi a vez da professora Amone Inácia Alves, mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná e doutora em Educação pela UFG, contribuir com Politizar Goiânia. A professora encaminhou sua fala sobre o direito das crianças e adolescentes, em especial o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, com abordagem contextualizadora, histórica e social. Educação integral, processo socioeducativo e intersetorialidade foram outros temas abordados por Inácia.
A professora Amone fez questão de enfatizar a “necessidade das pessoas conhecerem o Estatuto da Criança e do Adolescente” e as políticas presentes nele, como a de promoção, proteção e defesa dos direitos dos jovens, mas também como avançar nos direitos, por exemplo: escola > família > sociedade resulta em uma política integral.
SISTEMA PARTIDÁRIO
Para finalizar o dia, a política esteve no centro da conversa. Aquecendo os simulandos para o que lhes aguarda na simulação, que ocorrerá em julho, o professor da Faculdade de Ciências Sociais (FCS), graduado em Ciência Política e mestre em sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), Robinson de Sá Almeida.
O professor Robson de Sá deu a definição de partidos políticos, uma breve contextualização histórica fazendo um panorama com os dias de hoje, etc e, explicou o significado de direita e esquerda, uma referência a posição que o aristocráticos e os comuns se posicionavam na Assembleia Nacional Constituinte, após a Revolução Francesa. Ademais, o professor também explicou aos participantes a posição ideológica de cada partido que foram escolhidos para participar no Politizar, seguindo uma lógica da esquerda para direita, passando pela centro-esquerda, centro e centro-direita.
SIMULANDO
Para Daniel Asafe Pereira Modesto, aluno do SESI Campinas, as palestras do projeto Politizar Goiânia possibilitaram “conhecer e esclarecer os temas que foram tratados''. Ele destaca que o ponto alto das palestras foi mostrar o entendimento que lhe faltava sobre as temáticas abordadas.
Daniel Asafe cita uma entrevista que concedeu à imprensa falando sobre o Politizar Goiânia. Quando indagado sobre a ideia de que os políticos querem os jovens dentro da política e mais próximos do debate, Asafe acredita que, na verdade, a “intenção é de afastá-los”. Acrescenta também que situações como o Politizar Goiânia ajudam e são como uma "escapatória, mas são exceções, um ponto fora da curva".
Categorias: Notícias capa