Artigo Parlamento e sociedade

Novo Artigo publicado!

Coordenadores do Politizar publicam na revista Parlamento e Sociedade

Educação para cidadania, política e democrática: o Programa de Extensão Politizar da UFG

Diego Trindade, Janaina Sevá, Frederico da Rocha e Laís Forti Thomaz

Resumo: Em contexto global de ameaças a democracias até então consolidadas e, diante do processo de curricularização da extensão em universidades brasileiras, o tema dos projetos de extensão voltados para a educação política, cívica e democrática ganha centralidade. Este artigo pauta-se pela pergunta de pesquisa de como tem funcionado o Programa de Extensão Politizar UFG. Um relato de experiência e a descrição dos métodos, dos resultados e a discussão conceitual contribuirão para responder a questões mais amplas. Como compatibilizar a necessidade de curricularização da extensão universitária com a pertinência de promover a educação política? Como contextualizar teoricamente o conjunto das atividades de extensão universitária do Programa Politizar UFG? Este artigo utiliza o tradicional modelo IMRD de escrita científica, contendo Introdução, Métodos, Resultados e Discussão. A sua conclusão, de um ponto de vista prático, apresenta os resultados do Programa Politizar UFG para ilustrar formas de lidar com o duplo desafio de as instituições de ensino superior integrarem atividades extensionistas e de ensino, oferecendo ao mesmo tempo uma educação que fortaleça a democracia no Brasil. Do ponto de vista teórico, discute os resultados à luz de teorias sobre o impacto da educação na participação política e na formação cidadã de jovens adultos.

Palavras-chave: Educação para cidadania; Educação política; Curricularização da extensão; Extensão universitária; Politizar.

Acesse: https://www.saopaulo.sp.leg.br/escoladoparlamento/wp-content/uploads/sites/5/2023/07/revista_parlamento_e_sociedade_v11_n20.pdf

Fonte: Parlamento e Sociedade

Categorias: Notícias capa