Programa de Extensão Politizar

O Programa de Extensão Politizar é um projeto proposto pela Faculdade de Ciências Sociais da UFG e possui convênios com a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e com a Câmara Municipal de Goiânia.

Visa ser um programa de ensino, pesquisa e formação política que se caracteriza pelo pluralismo ao abrir espaço para a discussão e confronto de projetos de leis congruentes com diferentes plataformas político-partidárias. Ao invés de fazer uso de métodos didáticos tradicionais, tais como cursos, seminários ou fóruns, o Projeto Politizar se propõe a utilizar uma metodologia diferente e inovadora. Por meio de simulação das atividades parlamentares, os participantes são envolvidos na construção direta de leis, bem como, no encaminhamento de suas propostas para apreciação dos colegas.

Logo, baseia-se em um processo decisório semelhante ao processo legislativo adotado na Assembléia Estadual do Estado de Goiás e na Câmara Municipal de Goiânia.

A simulação proporciona familiarização com os principais debates sobre políticas públicas que ocorrem no estado e no país. Além disso, dá oportunidade de compreensão sobre o funcionamento da Assembléia Legislativa e da Câmara Municipal de Goiânia e, em última instância, melhor conhecimento da dinâmica das instituições democráticas do Brasil.

A iniciativa tem como principal objetivo oferecer aos cidadãos, em especial aos estudantes universitários, sindicatos, ONGs, Movimentos sociais, alunos do ensino médio, o conhecimento e a vivência das atividades políticas do parlamento. Além disso, visa aprimorar a relação entre Estado e sociedade civil e, assim, proporcionar experiências práticas do processo político brasileiro.

O projeto se propõe a utilizar uma metodologia diferente e inovadora de ensino, onde o participante atua diretamente na construção de uma proposta de lei e a encaminha para apreciação dos colegas com base em processo semelhante ao do sistema legislativo adotado no Brasil. buscará através da criação de jogos, aplicativos, conteúdos nas redes sociais, revistas em quadrinhos e o podcast, aproximar a sociedade da política.

Além disso, buscará através da criação de jogos, aplicativos, conteúdos nas redes sociais, revistas em quadrinhos e o podcast, aproximar a sociedade da política.

Resultados do POLITIZAR

- Propiciar educação cívica e política para toda comunidade de Goiânia e Goiás;

- Formação de lideranças

- Projetos de lei com impacto positivo para sociedade

- Podcast

- Conteúdos informativos nas redes sociais